@ThiagoSurian

Thiago Surian

Cara, vc considera o Ed René Kivitz um herege, igual esses neo-reformados? Ñ concordo 100% com a teologia dele, mas ñ considero ele um herege.

Herege não seria a Palavra que eu usaria para ele. Mas, como sempre falo, pra mim ele é mais marketeiro e palestrante motivacional do que pastor ou teólogo. Desde 2005, quando começaram a chegar a mim coisas que ele prega, vindas através de amigos, já o vi mudando de crença e opinião diversas vezes sobre diversos assuntos. Um herege é aquele que prega contra a doutrina cristã, mas ele se mantém na doutrina cristã, porém parece que costuma abraçar posições polêmicas sobre vários assuntos e assim estar em "top of mind" no evangelicalism brasileiro. Não sei se isso é intencional, ou resultado do estilo dele de trabalhar.
Eu não me identifico com estilo dele, mas não posso chamar de herege. Mas também não é um referencial em evangelicalismo para mim..
❤️ Likes
show all

Latest answers from Thiago Surian

5 fatos sobre você ?

To com fome.
É madrugada e não consigo dormir pq sinto dor nas pernas, quadril, pés, coluna, mãos e pescoço.
Amo Burger King
Amo churrasco
Amo feijoada.

Não compreendo bem o esquema de você dizer que não se exige o arrependimento para alguém alcançar a salvação em Cristo.

Oi? Onde eu disse isso?
Arrependimento como obra, e qualquer outra obra, são exigências, porém não cumprimos essa exigências. Você vive sua vida em arrependimento? Vc se arrepende de tudo de errado e não volta mais a fazer? Eu também não.
Se o arrependimento for o meio que somos justificados e salvos, então estamos todos perdidos e condenados. E de fato estamos todos perdidos e condenados por não cumprirmos a exigência do arrependimento.
Ainda bem que tem outra história, a do Evangelho. As exigências foram cumpridas na cruz, Cristo não precisa de arrependimento, mas Ele opera em nós o arrependimento por sermos pecadores. O arrependimento é uma operação do Espírito Santo, onde nos arrependemos pq Cristo nos dá a fé. A salvação é um presente de Deus, não algo que conquistamos pelo mérito do arrependimento ou qualquer outro mérito, mas é dada de graça para nós por Cristo. Ele que nós dá a fé, nos faz nos arrepender de nossos caminhos, nos justifica e nos salva, é tudo obra dEle, não depende de nós, mas Ele mesmo faz essa obra toda em nós por seu amor.
Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. (Ef 2.8,9 NVI)
Então o arrependimento é exigência sim, mas nós não cumprimos a exigência, então Cristo pagou o preço pelos nossos pecados e opera nos tanto o arrependimento pela fé e a salvação.

View more

Tenho dificuldade em acreditar em algumas partes da Bíblia (mais precisamente todo o velho testamento - principalmente Gênesis ). Porém acredito que grande parte disto é cacusado pela falta de conhecimento. Tem algum suporte (livro/textos/sites/vídeos) explicando cada livro/capítulo/versículo?

Te recomendo boas Bíblias de Estudo, como a Bíblia de Estudo da Reforma, a Bíblia de Estudo NVI e manuais bíblicos, para você conhecer a história é o contexto do texto bíblico.
Ter dúvidas é normal, existe uma oposição ferrenha ao cristianismo e às crenças antigas hoje em dia e são argumentos muito bons, ficar confuso não significa que você está negando a fé. Mas você está certo em pesquisar melhor e buscar conhecimento. Conheça bem os argumentos cristãos que respondem às críticas e assim você pode crer na Bíblia não só como uma referência sobre salvação, mas em seus relatos históricos também..

Se você pudesse voltar no tempo e alterar algum fato, o que seria ?

Eu voltaria e avisaria a mim mesmo a não virar calvinista, foi a maior furada que me envolvi na vida.. Respeito os calvinistas e conheço gente nota 10 nesse meio, mas para mim e minha família foi só problema, uma péssima coisa ter me envolvido com isso..

Por onde começar estudar a Bíblia e a forma correta? Nunca li a Bíblia toda e nunção peguei para estuda-lá, porém quero começar a conhecer melhor a Deus e suns palavras.

Desculpa a demora. Bom, o melhor é ler o novo testamento primeiro, que é o cumprimento do Antigo Testamento e na teologia cristã tradicional usamos o Novo Testamento para avaliar o Antigo Testamento. use uma tradução mais fácil de ler também, como a NVI (Nova Versão Internacional) ou a NTLH (Nova Tradução da Linguagem de Hoje). A recém lançada Nova Almeida também é uma boa opção. Eu indico a seguinte ordem de livros da Bíblia para ler:
- Os 4 Evangelhos, para conhecer a obra de Jesus.
- Atos dos Apóstolos, para conhecer o começo da Igreja.
- Romanos e Gálatas, para conhecer a mensagem do Evangelho
- Cartas de Paulo e Hebreus, João, Judas e Tiago
- Apocalipse.
Então você vai para o Antigo Testamento. Indico a seguinte ordem:
- Salmos, onde vc vai ver louvor, poesia, filosofia e grandes questões existenciais.
- Provérbios e Eclesiastes. Continua na pegada existencial
- Isaías - O quinto Evangelho
- Gênesis e Êxodo - Ver como Deus criou a humanidade e cuidou dela no começo, culminando na eleição de Israel como um protótipo da Igreja.
- Livros históricos (1 e 2 Reis, Crônicas, Ester, Rute, etc)
- Jó e Lamentações de Jeremias. Ainda na pegada do cuidado de Deus com seu povo.
- O resto dos livros, que são os profetas, que mostram ainda o cuidado de Deus com seu povo e as profecias sobre Jesus Cristo.

View more

Você já pesquisou as músicas que foram consideradas de protesto durante a Ditadura? se sim, quais gostou?

DassaMoraes’s Profile PhotoHadassa Moraes
Nunca pesquisei a fundo, mas deve ser um tema interessante..

Você acredita que tudo acontece por uma razão?

Não. Existem coisas na vida que são completamente aleatórias e sem sentido nenhum. Se eu for comprar morangos no mercado e não tiver morangos para comprar só significa que não tem morangos para comprar, não tem propósito ou razão nenhuma nisso a não ser que não tem morangos. Porém há coisas que têm sim sentido e razão e que acontecem por intervenção divina e plano de Deus específico para o acontecimento. Porém tendo razão ou não, Deus está conosco em todos os momentos e mesmo que nem tudo tenha explicação, podemos agradecer pela companhia e amor de Deus conosco em todos os momentos.

Language: English