@catecismobr

Catecismo

Eu não sou a mesmas pessoa que perguntou, mas caramba... que alívio. estou fazendo a crisma agora e aachei que teria que esperar quase um ano pra me confessar

A confissão é indispensável a todos os que, depois do Batismo, cometeram pecado mortal.
Devemos confessar-nos não só para obter o perdão dos pecados, mas também para crescermos em graça e santidade.
Em Cristo,
Gabriel

Latest answers from Catecismo

O que você acha de astrologia? Com que frequência você lê horóscopos? ✨

Evidentemente, trata-se de uma idolatria, proibida pela Palavra de Deus (cf. Dt 18,10-12), e sem qualquer fundamentação científica; é pura superstição. A astrologia é maléfica, porque incute nas pessoas uma mentalidade fatalista e alienante, que é nociva ao homem e destruidora da personalidade; supõe uma mentalidade mitológica e uma realidade cósmica superada. Isso nega a liberdade do homem e a soberana onipotência de Deus.

Por que Maria é theotókos?

Olá,
Tudo bom? Nos perdoe por demorar tanto a lhe responder, pedimos suas orações para que possamos continuar nesse trabalho.
Maria é Theotokos ( palavra grega ) que significa Mãe de Deus e essa verdade é dogma de fé que foi confirmada pelo Concílio de Éfeso no ano 431 , pois sendo Mãe de Jesus Cristo que é Deus nada mais natural do que chama-la por este título.
Um forte Abraço, Salve Maria!!
Marcos Nascimento

Porque vocês sumiram?

Olá,
Que alegria poder voltar a ter contato com vocês!!
Pedimos perdão a todos vocês que nos acompanham por tanto, tanto tempo. Realmente tivemos em período de afastamento, mas vamos retornar aos trabalhos com o ASK.
Contamos com as orações de todos vocês amigos e amigas que fizemos durante todo esse tempo.
Maria Santíssima, rogai por nós!
Salve Maria!
Marcos Nascimento
"Não para nós Senhor, não para nós. Mas ao Seu Nome Toda a Glória"

Olá. Sou católico, porém minha mãe não é (meu pai sim ,minha mãe não). Ela é quase uma pagã. Tenho consciência que se ela continuar assim seu destino eterno será horrível. Dito isso, a amo muito e quero vê-la no céu. O que faço? Posso fazer o dobro de penitência meio que no nome dela? Rezo mais ?

Olá,
A oração é importantíssima para uma conversão. Penitências são muito úteis também. Mas uma coisa que é fundamental é o exemplo. Com o seu exemplo de vida, com o seu testemunho, isso pode tocar o coração de sua mãe e despertar o desejo dela se converter ao Catolicismo. E outra coisa muito importante: Persevere! persevere na oração! ! Lembre do exemplo de Santa Mônica que perseverou na oração pela conversão do seu filho Santo Agostinho.
Paz e Bem!
Gabriel

Causei muitos sofrimentos a uma pessoa que sempre me fez o bem. Recentemente, soube que essa pessoa estava com uma doença terminal.Fui até ela e pedi-lhe perdão e ela me perdoou. Porém, a culpa que sinto é muito grande.Do ponto de vista da doutrina católica,o que posso fazer para reparar meu pecado?

Olá.
Procure um bom confessor. Confesse esse pecado com dor, arrependimento e propósito de emenda. Conte ao confessor que você já pediu perdão à pessoa. Peça ao confessor que lhe dê uma penitência para esse pecado.
Paz e Bem!
Gabriel

Discorda que uma evangélica e um católico poderiam se casar tranquilamente, mesmo compartilhando crenças um pouquinho diferentes? Afinal, não é o mesmo que um ateu.

LauAquino’s Profile PhotoLua Aquino
Olá!
Em primeiro lugar, cada pessoa é única e cada casal também. Não posso afirmar que todo e qualquer católico e evangélico poderiam se casar "tranquilamente" um com o outro.
Em segundo lugar, é preciso saber que tipo de evangélico estamos falando, já que existem diversas denominações atualmente e nem todas são compatíveis o matrimônio católico, canonicamente falando.
Orlando
Paz e bem!

nao sentir nada quer dizer falta de fé?

De modo algum! O auxílio de um diretor espiritual experiente pode nos ajudar a descobrir o que significa.
Orlando,
Paz e bem!

Meu pai pediu para eu fazer uma massagem para ele e eu n quis fazer e falei para ele que n queria, entretanto fiz o que ele me pediu ,meio mal feito e contra minha vontade, eu pequei mortalmente contra o 4 mandamento?

Luis Felipe Segalla
Leia Lucas 15 e veja se Deus te ajuda a descobrir.
Orlando,
Paz e bem

mulheres e homens podem ser amigos tranquilamente certo? mas e essa história de que para homens n existe amizade com mulher? eu como menina, tenho amigos meninos mas como só quero a amizade se algum vir com outras intenções deixo claro q só estou interessada na amizade e é isso. tá certo isso?

Olá!
Acho que não entendi muito bem a sua dúvida...
Orlando,
Paz e bem!

Language: English