Ask @catecismobr:

porque o ato de ''ficar'' é errado?

Olá,
Não é digno do jovem cristão o "ficar", pois como sabemos somos templos do Espírito Santo e não devemos sujeitar-nos como se fossemos algo descartável.
O “Ficar” como todo mundo sabe, possui cinco características:
Relacionamento sem compromisso (fidelidade não é elemento essencial)
Relacionamento que dispensa pre-conhecimento (do outro);
Relacionamento de tempo indeterminado (um minuto, uma hora, uma noite, várias… etc.)
Relacionamento que pode acontecer a partir da simples atração física; ( Uso do corpo do outro )
Relacionamento que começa com um beijo e que pode chegar até uma relação sexual. (Fornicação )
Um grande Abraço e Salve Maria!
Marcos Nascimento
Paz e Bem

View more

o que significa quando eu mim benzo ? em nome do pai, filho, espirito santo, amém?

Quando você diz "Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo", você está invocando a Santíssima Trindade. É uma forma de oração que clama por Deus. Deveria a primeira oração que fazemos antes de qualquer atividade.
Ainda, essa invocação é um sacramental bastante poderoso.
Paz e bem!

View more

Busco um namoro cristão. Fiquei com algumas garotas para transformar em namoro cristão. Elas, todas elas, me disseram que sou bonzinho demais e que eu vou achar alguém melhor. Estou calejado de ?frustração em relacionamentos.Se eu for "malzinho" acho que elas vão me dar valor.Pq tem que ser assim

Olá!
Minha resposta é: sim, você precisa "ser mal". Não estou dizendo que você deva ser grosseiro ou bruto, mas apenas "agir como homem". Isso quer dizer que não deve ser tão romântico quanto as mulheres querem. O romantismo estraga o homem pois é sentimental e irracional. Quando falo de romantismo, não falo do cavalheirismo que deve ser dado a uma verdadeira dama, mas àquele exagero emocional que quase transforma o homem na mulher da relação.
As verdadeiras cristãs são aquelas que buscam um homem sincero e conforme o coração de Deus, que pratique a justiça e seja coerente com aquilo que prega. Assim foi São José, modelo de homem para todo cristão. Uma mulher cristã que não busca um homem assim é apenas uma mulher do mundo com vida prática religiosa.
Por fim, não se maltrate tanto, pois a culpa, muitas vezes, não é sua, mas das mulheres que estiveram com você e lhe são certamente inferiores. Procure meditar sobre as primeiras palavras que disse e corrija-se.
Orlando da Silva Jr.,
Paz e bem!

View more

Por favor me responda rápido. Um protestante ta no Bate papo comigo e ele perguntou: "Onde ta na bíblia que Maria subiu aos céus?" ME RESPONDE RAPIDÃO :)

Pergunta pra ele onde está na bíblia que existem dinossauros ou que Lutero deveria criar uma igreja ou que o Brasil seria campeão em 1970.
Porém, a melhor pergunta mesmo é: onde está na Bíblia que só a Bíblia é fonte de fé?
Orlando da Silva Junior,
Paz e bem!

View more

Sabemos que Deus Pai é criador de todas as coisas, mas quem fez Deus?

Olá!
Sua questão é bastante interessante. Quem fez Deus?
Ora, tudo o que existe no mundo foi criado por alguém. Um quadro só existe se foi pintado por um pintor. Uma casa só é construída por um arquiteto. Um automóvel só é montado por um engenheiro. E nós, homens?
Vamos começar por apresentar dois conceitos simples: ato e potência. Uma lâmpada, por exemplo, quando está apagada, tem potência para ficar acesa; quando a lâmpada está acesa, ela já não tem potência para ficar acesa, mas está acesa em ato. Do mesmo modo, podemos dizer que, quando os pais do Papa Francisco se casaram, o Papa Francisco, sem ainda ter nascido, existia em potência. Em outras palavras, o Papa Francisco tinha potência para existir. Quando o Papa Francisco nasceu, ele já não existia em potência, mas em ato, ou seja, ele passou a existir.
Perceba que, desse modo, tudo o que existe em [ato], existiu antes em [potência]. E que para que algo passe de [potência] a [ato] é necessário da ajuda de um outro [ato]. A lâmpada só ficará acesa se alguém a acender. Um tela só vira quadro se um pintor a cobrir de tinta. Tijolos só se tornam uma casa com ajuda de um arquiteto. Peças só viram automóvel por meio de um engenheiro experiente.
O Papa Francisco só existe porque seus pais o geraram. E os pais do Papa Francisco só existem porque seus avós geraram seus pais. E seus avós só existem porque foram gerados por seus bisavós. E assim por diante. Nessa sequência, [ato] torna uma [potência] em outro [ato]: (A:P --> A). Podemos dizer, então, que a sequência é assim:
(A3:P --> A) --> (A2:P --> A) --> (A1:P --> A).
Se essa sequência é infinita, não existe um [ato] anterior à [potência]. Por outro lado, se é finita, a sequência começa com um [ato]. Ora, a sequência só pode ser finita, pois, se ela começasse em [potência] não poderia gerar um [ato]. Lembre-se que só um [ato] gera outro [ato].
Se a sequência das gerações do Papa Francisco começa com um [ato], quem seria esse [ato]? Ora, esse [ato] é Deus. Portanto, ninguém poderia ter criado Deus. Isso seria logicamente impossível. Deus é a primeira causa não-causada.
Orlando da Silva Junior,
Paz e bem!

View more

Onde fala na bíblia que eu não devo peca contra a castidade ?

Onde na Bíblia fala que você não deve andar sozinho na rua à noite?
Onde na Bíblia fala que você não deve fumar maconha?
Onde na Bíblia fala que você não deve assistir televisão enquanto estuda?
Hoje em dias os católicos buscam todo tipo de desculpa pra não praticar os mandamentos conforme manda a Santa Madre Igreja. Ela tem 2000 anos, mas não... não, não... os católicos ainda preferem fazer tudo por si mesmos. São como adolescentes que não ouvem os pais e depois se metem em problemas.
Infelizmente os católicos esquecem que o nosso banquinho da fé não é bambo como o banquinho protestante (imagem). Para o protestantismo qualquer problema é resolvido pela Bíblia. Não é à toa que todos os problemas geraram mais de 5000 seitas protestantes, onde cada uma delas professa uma fé diferente, todas alegando se basearem na Bíblia.
Respondendo sua pergunta, vamos começar por definir o que é castidade.
Castidade é a "integração positiva da sexualidade na pessoa" (Compêndio, n. 488), ou seja, é a sexualidade sendo utilizada para seu devido fim. Nosso Senhor dizia: "Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo: todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher, já adulterou com ela em seu coração" (Mt 5, 27-28). Nosso Senhor, que é manso e humilde de coração (Mt 11, 29), não parece ser tão manso ao endurecer a lei judaica (Ex 20, 14), não é? Entretanto, podemos ver que Ele é se compreendermos que isso é para o nosso próprio bem. Uma mãe não diria a seu filho para brincar só 10 minutos com fogo, pois, passando disso, lhe faria mal. Uma mãe prudente proibiria brincadeiras com fogo de qualquer modo.
Para nós, cristãos, é ainda uma virtude que "supõe a aprendizagem do domínio de si" (Compêndio, n. 489). Em Gl 5, São Paulo lista a castidade como um dos 12 frutos do Espírito Santo: "mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fé, mansidão e domínio de si" (v. 22-23a). O texto latino usa a palavra "continentia", que quer dizer "auto-controle", para "domínio de si".
A palavra "castidade" vem do latim "castus", que quer dizer "puro". Essa palavra é usada por São Pedro justamente para se referir ao amor: "em obediência à verdade, tendes PURIFICADO as vossas almas para praticardes um amor fraterno sincero. Amai-vos, pois, uns aos outros, ardentemente e do fundo do coração" (I Pe 1, 22; grifo nosso).
Em suma, só conseguiremos amar de verdade se formos puros. Esse não é apenas uma ordem divina, mas uma necessidade humana.
Orlando da Silva Jr.,
Pax et bonum!

View more

Com poucas palavras, o que a fé católica ensina?

A fé católica ensina que eu:
Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso,
Criador do céu e da terra,
de todas as coisas visíveis e invisíveis.
Creio em um só Senhor, Jesus Cristo,
Filho Unigênito de Deus,
nascido do Pai antes de todos os séculos:
Deus de Deus, luz da luz,
Deus verdadeiro de Deus verdadeiro,
gerado não criado,
consubstancial ao Pai.
Por Ele todas as coisas foram feitas.
E, por nós, homens, e para a nossa salvação,
desceu dos céus:
e encarnou pelo Espírito Santo,
no seio da Virgem Maria,
e se fez homem.
Também por nós foi crucificado
sob Pôncio Pilatos;
padeceu e foi sepultado.
Ressuscitou ao terceiro dia,
conforme as escrituras;
E subiu aos céus,
onde está sentado à direita do Pai.
E de novo há de vir, em sua glória,
para julgar os vivos e os mortos;
e o seu reino não terá fim.
Creio no Espírito Santo,
Senhor que dá a vida,
e procede do Pai;
e com o Pai e o Filho
é adorado e glorificado:
Ele que falou pelos profetas.
Creio na Igreja una, santa,
católica e apostólica.
Professo um só batismo
para remissão dos pecados.
Espero a ressurreição dos mortos;
E a vida do mundo que há de vir.
Amém.

View more

O santos e anjos sofrem com a nossa dor ou Eles só por estarem no céu só são felizes?

Vitória Carvalho
Vitória, os anjos que estão no céu são plenamente felizes porque puderam contemplar a face de Deus, como um dia também esperamos fazer. Quando dizemos que alguém no céu se entristece por causa dos nossos pecados aqui na terra, não estamos dizendo que é uma tristeza literal, pois isso seria impossível. Se em algum momento pudermos falar de "tristeza no céu" seria apenas para designar a angústia do desejo em ter mais pessoas contemplando a Beleza Divina.
Não entenda com isso que os santos e os anjos se alegram com a nossa dor aqui na terra. Se isso fosse verdade, eles não intercederiam por nós junto a Deus. Eles se compadecem da nossa dor e nos ajudam por meio das graças de Deus.
Orlando da Silva Jr.

View more

Tenho amigos q se dizem católicos, mas ñ vivem a fé como deveriam. Convido p/ grupos de jovens, reuniões e etc, empresto livros, falo, mas nada adianta. Sinto-me mal com isso, sei q fiz minha parte, q ñ deveria me preocupar, mas ñ consigo tirar essa culpa do coração. Como posso dormir tranquilo?!?

Se você se sente culpado é porque esqueceu que Deus é o doador da fé, e não você.
Como cristãos, nossa missão é ensinar e instruir, e nunca criar uma fé nas pessoas. A fé é um dom que Deus dá a quem Ele quiser, não está nos nossos limites.
Orlando da Silva Jr.,
Paz e bem!

View more

maria pecou?

A Bem-aventurada Virgem Maria nasceu sem o pecado original. Por causa disto, ela não tinha a tendência ao pecado que nós temos. Mesmo sem essa tendência, ela era livre para pecar. Porém, ela optou a vida inteira por não fazer.
Pra complementar: um santo não é aquele que não peca, mas aquele que não desisti de procurar a Deus depois de cada pecado.
Paz e bem!

View more

Por que hoje em dia virou moda ser ateu? Me sinto perseguida, parece que ter fé em Deus é errado. Devo me afastar dos ateus?

Porque há uma cultura cética no mundo hoje que quer ensinar que ser inteligente é desconfiar, e não crer. Porém, isso nem sempre é verdade. Para não acreditar no cristianismo hoje é preciso muito mais fé do que para não crer nele. Depois de tantas revelações e milagres, apenas a burrice ou a falta de caráter podem atrapalhar alguém a não crer. Parecemos duros ao afirmar isso, mas é a verdade nua e crua.
Sentimo-nos perseguidos porque Deus não habita mais o cotidiano das pessoas. Quando falamos de Deus, parece que estamos tocando num ponto que ninguém nunca ouviu falar. Hoje, nós, cristãos, estamos sendo inconvenientes ao mundo, porque o mundo excluiu Deus da sociedade. Há não muito tempo, Deus se fazia presente e era respeitado até por aqueles que não tinha fé. Hoje, até os que têm fé tiram Deus da própria vida.
Se quer um conselho, eu diria apenas para sentir-se mesmo perseguida. Não há maior glória para um cristão do que ser perseguido pela fé. O escritor Tertuliano dizia que "o sangue dos mártires é semente de novos cristãos", ou seja, cada vez que um cristão é humilhado ou morto por causa da fé, novos cristãos surgirão. Vemos isso também nas Escrituras, quando Nosso Senhor diz que "se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto" (Jo 12, 24).

View more

O diabo pode interferir em nossas ações, ou nossos atos são apenas decisão e culpa própria?

O Diabo pode nos tentar e ser totalmente responsável pelo mal. Porém, nem sempre é assim.
Em nossa vida temos que combater (1) o mundo, (2) o diabo e (3) a carne. Não podemos nos contaminar com o que o mundo prega, rezar para combater os demônios e nos penitenciarmos para não pecarmos por causa das nossas próprias fraquezas.

View more

pq a igreja católica cobra pra casar, se batizar e tal se são saramentos de Deus ? querem ganhar dinheiro até pra missa de finados u.u

Olá!
Se você perceber, a Igreja está sempre lotada em casamentos e batizados, mas sempre vazia nos confessionários e, até mesmo, nas missas dominicais. Se ainda verificar a lista de dizimistas, perceberá que apenas 10% dos que participam da missa são contribuintes. Ainda, embora as paróquias não paguem imposto, possuem diversas outras despesas: luz, água, telefone, vinho, hóstias, paramentos, funcionários, diocese, etc.
Ou seja, as paróquias têm sempre muitas despesas, mas poucas contribuições. Se tivessem mais contribuintes no dízimo, por exemplo, não precisariam cobrar tão caro nos matrimônios e batizados, que são sacramentos "sociais", como também a missa de finados.
Além disso, é trabalhoso administrar esses sacramentos. E quem trabalha deve ser pago, conforme manda a justiça divina.
OSJ,
Paz e bem!

View more

É correta a atitude de padres que pedem para os fiéis erguerem chaves, documentos, canetas etc. para que sejam benzidos durante a missa? A mim parece ser algo materialista demais... Paz e Bem!

Olá!
A atitude está corretíssima, e não é materialista porque há algo nessa atitude que é imaterial: a benção derramada sobre a água. Se não fosse isso, poderíamos dizer que é materialista, ainda mais se se rezasse apenas para os objetos.
Perceba que:
(1) Com benção --> Com Deus --> espiritual
(2) Sem bênção --> Sem Deus --> material
Orlando da Silva Junior,
Paz e bem!

View more

Porque se dá nomes diferentes á Santíssima Virgem pelas diferentes aparições que Ela fez, como por exemplo, Nossa Senhora do Silêncio e a de Fátima? Quando mais nova, eu pensava q eram diversas, mas não o são.

Um médico é chamado em seu consultório de "doutor", mas em sua residência é chamado pelos filhos de "papai", pela esposa de "meu amor" e pela mãe de "meu filhinho". Aquele médico é apenas um, mas como vários títulos.
O mesmo se dá com a Santíssima Virgem Maria, que é apenas uma, mas possui muitos títulos. Ela mesma profetizou isto ao dizer que "todas as gerações me proclamarão bem-aventurada" (Lc 1, 48). Santa Isabel já concedia títulos a Maria antes mesmo de Nosso Senhor nascer: "Mãe do Meu Senhor" (Lc 1, 43).
A título de curiosidade, títulos são, em geral, divididos em: privilégios (Nossa Senhora da Assunção, Nossa Senhora Mãe de Deus, etc.), fatos históricos (Nossa Senhora de Belém, Nossa Senhora da Anunciação, etc.), virtudes (Nossa Senhora Rainha da Fé, Nossa Senhora do Bom Conselho, etc.) e lugares (Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Lourdes, etc.).
Paz e bem!

View more

Por que vocês, católicos amam tanto as mulheres? rs Sendo pois, Maria nosso exemplo de mulher, é impossível não amar as verdadeiras mulheres de fé. Isto é certo? Este cantinho me trás paz! Deus abençoe vocês, meus irmãos!

Amamos as mulheres porque amamos Maria, mãe de Deus e de todos os homens e de todas as mulheres. Quem conhece verdadeiramente a Igreja aprende amar a mulher porque reconhece o papel que Deus dignamente designou a ela, sendo mãe e esposa.
Orlando da Silva Jr.

View more

Eu acho que vcs deveriam responder cm uma linguagem mais jovem! É melhor de se compreender!

Panda *-*
Olá!
Já dizia um filósofo brasileiro que a linguagem é um dos principais fatores que constroem uma nação. Se todos falarmos a linguagem do jovem, os jovens continuarão falando essa linguagem quando crescerem. E, assim, continuaremos com os mesmo problemas sociais. Os jovens precisam melhorar suas capacidades de raciocínio e interpretação.
A sua sugestão é muito importante para nós, mas nós não podemos segui-la. Os jovens precisam mudar, se é que eles querem mudar algo no mundo. A primeira transformação acontece em nós.
Além disso, a linguagem que utilizamos aqui não é complicada. Procuramos ser simples e responder como se estivéssemos explicando pessoalmente. Ou seja, já estamos num nível quase informal.
Orlando da Silva Jr. (OSJ),
Paz e bem!

View more

Next