@catecismobr

Catecismo

Ask @catecismobr

Sort by:

LatestTop

Usar calça jeans é pecado ou não? Vendo algumas coisas da modéstia, em relação a vestimentas principalmente essas radicais, pq as consagradas da canção nova por exemplo não seguem? Tipo a maioria usa calça jeans e blusa normal msm..

Talvez porque não seja pecado nenhum...!?
Orlando,
Paz e bem!
Liked by: josé Carlos

Olá minha vó tem o costume de deixar uma xícara de café para a imagem de um santo, gostaria de saber o que a Igreja diz sobre isso, é idolatria, simpatia ou é permitido?

Luis Felipe Segalla
Acredito que você precisa entender primeiro qual é o verdadeiro propósito de sua avó praticar esse hábito.
Orlando,
Paz e bem!
Liked by: josé Carlos

Related users

Um casal de namorados pode conversar sobre sexo?

Olá,
O namoro deve começar do espiritual, passar pelo intelectual, e daí deve vir toda afeição, tal como uma amizade até o dia em que ambos possam já entregues em todas as esferas da harmonia interpessoal, se entregar corporalmente, formando uma completa entrega, duas carnes formando uma.
Santo Tomás de Aquino.
Suma Teológica I - II q, 18 art 2,3,4.
Ou seja o sexo é algo sagrado que Deus criou para o matrimônio, tanto a prática quanto tratar desse assunto e sempre dentro da Modéstia.
Em Cristo e Maria,
Gabriel
Liked by: josé Carlos

Tava lendo algumas coisas sobre modéstia no modo de agir e fiquei muito confusa. O melhor é procurar um sacerdote né?

Olá. quais seriam suas dúvidas?
Talvez possamos ajudar.
Em Cristo e Maria,
Gabriel

Posso rezar o terço vendo o vídeo de seus mistérios sendo meditados no youtube o somente rezando de maneira normal?

Bom dia!
Pode sim! Reze de joelhos para melhor exercer a piedade. Mas quando não for possível rezar assistindo os mistérios, não deixe de rezar o Terço! Tome cuidado para não depender do vídeo para rezar o terço.
Reze o Terço todos os dias como Nossa Senhora pediu.
Em Cristo e Maria,
Gabriel

Se a quaresma dura até a Missa de Lava Pés, então ela dura mais que os 40 dias que o Senhor passou no deserto... não é meio estranho?

Caríssimo,
A Quaresma dura da Quarta Feira de Cinzas a Missa da Ceia do Senhor na Quinta Feira Santa e possui 40 dias, porque não se conta os Domingos.
Vinícius Reis,
Paz e Bem!

Por que devemos rezar o terço / rosário ?

A Oração do Santo Rosário foi Inspirada na Oração dos 150 Salmos, por isso 150 Ave-Marias, por isso a Oração do Terço conta com 50 Ave-Marias, por ser Um Terço do Rosário: 50 de 150. Atualmente o Rosário conta com 200 Ave-Marias com o acréscimo dos Mistérios Luminosos pelo Papa São João Paulo II. A Oração do Terço/Rosário é a Oração dos simples, e muito querida e estimada por Nossa Senhora, Rezar o Terço/Rosário é contemplar os Mistérios da Vida de Jesus pelos Olhos de Maria, que tudo guardava em seu coração. E lembrando o que diz São Josemaria Escrivá: "Bendita monotonia a das Ave-Marias que purifica a monotonia dos teus pecados!".
Vinícius Reis, Paz e Bem!

O pároco pode não celebrar uma das missas de domingo e mandar um diácono fazer celebração da palavra pra substituir?

Todo Padre deve celebrar a Santa Missa para sua Comunidade, talvez o motivo da sua ausência seja por algum motivo grave que o impossibilitou de estar presente.
Vinícius Reis.
Paz e Bem!

Qual a diferença entre pároco, vigário paroquial e administrador paroquial?

Funcionalmente: nenhuma diferença.
Vinícius Reis,
Paz e Bem!

Se eu roubar alguém me arrepender e fizer uma confissão já estou perdoado e posso comungar ou devo devolver o bem roubado e ai comungar?

Caríssimo,
Faz parte da Confissão o arrependimento, e é parte do arrependimento o desejo de reparar o dano causado, por isso faz parte do arrependimento do pecado do roubo, devolver ou ressarcir aquele que foi lesado, além de claro, a Confissão dos pecados ao Sacerdote.
Vinícius Reis,
Paz e Bem!

Ola esses dias eu comecei a pensar sobre o inferno e meio que disse pra mim mesmo o inferno não é tão ruim assim e também pensei sobre o céu e não consegui ver a sua beleza nem a sua grandeza depois desses dois pensamentos eu me arrependi do que pensei, esses pensamentos foram pecados graves?

Caríssimo,
O que há de tão ruim no inferno é a PRIVAÇÃO DE DEUS, não há nada pior para nossas pobres almas do que ser separada do seu Amor, portanto assim o Catecismo define:
"1033 Não podemos estar unidos a Deus se não fizermos livremente a opção de amá-lo. Mas não podemos amar a Deus se pecamos gravemente contra Ele, contra nosso próximo ou contra nós mesmos: "Aquele que não ama permanece na morte. Todo aquele que odeia seu irmão é homicida; e sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele" (1 Jo 3,14-15). Nosso Senhor adverte-nos de que seremos separados dele se deixarmos de ir ao encontro das necessidades graves dos pobres e dos pequenos que são seus irmãos morrer em pecado mortal sem ter-se arrependido dele e sem acolher o amor misericordioso de Deus significa ficar separado do Todo-Poderoso para sempre, por nossa própria opção livre. E é este estado de auto-exclusão definitiva da comunhão com Deus e com os bem-aventurados que se designa com a palavra "inferno".
1034 Jesus fala muitas vezes da "Geena", do "fogo que não se apaga", reservado aos que recusam até o fim de sua vida crer e converter-se, e no qual se pode perder ao mesmo tempo a alma e o corpo. Jesus anuncia em termos graves que "enviar seus anjos, e eles erradicarão de seu Reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade, e os lançarão na fornalha ardente" (Mt 13,41-42), e que pronunciar a condenação: "Afastai-vos de mim malditos, para o fogo eterno!" (Mt 25,41)."
Já o Céu é a União Definitiva a Cristo e isso é a Beleza do Céu, já que Deus é a Beleza por Excelência:
"1025 Viver no Céu é "viver com Cristo". Os eleitos vivem "nele", mas lá conservam - ou melhor, lá encontram - sua verdadeira identidade, seu próprio nome.
"Vita est enim esse cum Christo; ideo ubi Christus, ibi vita, ibi regnum - Vida é, de fato, estar com Cristo; aí onde está Cristo, aí está a Vida, aí está o Reino".
1026 Por sua Morte e Ressurreição, Jesus Cristo nos "abriu" o Céu. A vida dos bem-aventurados consiste na posse em plenitude dos frutos da redenção operada por Cristo, que associou à sua glorificação celeste os que creram nele e que ficaram fiéis à sua vontade. O céu é a comunidade bem-aventurada de todos os que estão perfeitamente incorporados a Ele."
Vinícius Reis,
Paz e Bem!

View more

Como sabe se uma coisa é pecado ou não?

Caríssimo,
O Catecismo da Igreja Católica diz:
"1849 A definição do pecado
O pecado é uma falta contra a razão, a verdade, a consciência reta; é uma falta ao amor verdadeiro para com Deus e para com o próximo, por causa de um apego perverso a certos bens. Fere a natureza do homem e ofende a solidariedade humana. Foi definido como "uma palavra, um ato ou um desejo contrários à lei eterna".
1850 O pecado é ofensa a Deus: "Pequei contra ti, contra ti somente; pratiquei o que é mau aos teus olhos" (Sl 51,6). O pecado ergue-se contra o amor de Deus por nós e desvia dele os nossos corações. Como o primeiro pecado, é uma desobediência, uma revolta contra Deus, por vontade de tornar-se "como deuses", conhecendo e determinando o bem e o mal (Gn 3,5). O pecado é, portanto, "amor de si mesmo até o desprezo de Deus". Por essa exaltação orgulhosa de si, o pecado é diametralmente contrário à obediência de Jesus, que realiza a salvação."
Vinícius Reis,
Paz e Bem.

View more

Como sabermos se estamos fazendo algo que é da vontade de Deus ou é só coisa da nossa cabeça?

Caríssimo, o Catecismo da Igreja Católica no parágrafo 2822 diz: "Seja feita a vossa Vontade assim na terra como no céu É Vontade de nosso Pai "que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade" (1 Tm 2,3-4). Ele "usa de paciência, porque não quer que ninguém se perca" (2Pd 3,9). Seu mandamento, que resume todos os outros, e que nos diz toda a sua vontade, é que "nos amemos uns aos outros, como Ele nos amou"."
Aquilo que você deseja você deve refletir a luz das Sagradas Escrituras, a Tradição e o Magistério da Igreja se é o melhor que Deus quer para você e pelo livre arbítrio, a decisão é sua.
Vinícius Reis,
Paz e Bem!

Sobre os pecados contra o espírito santo o da obstinação no pecado seria quando uma pessoa peca, sabe que peca mas continua pecando só que sem se arrepender?

Os pecados contra o Espírito Santos consistem em uma recusa a Misericórdia de Deus, o Catecismo da Igreja Católica no parágrafo 1864 diz "Todo pecado, toda blasfêmia será perdoada aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada" (Mt 12,31). Pelo contrário, quem a profere é culpado de um pecado eterno. A misericórdia de Deus não tem limites, mas quem se recusa deliberadamente a acolher a misericórdia de Deus pelo arrependimento rejeita o perdão de seus pecados e a salvação oferecida pelo Espírito Santo. Semelhante endurecimento pode levar à impenitência final e à perdição eterna."
Vinícius Reis,
Paz e Bem!

Tenho um problema espiritual. Quero ser cristão, quero me arrepender, o problema é que eu não CONSIGO me arrepender. Eu quero, mas não consigo. Quando eu vejo acabo caindo de novo em pecado e ficando indiferente por uns dias, até eu voltar à Igreja. É sempre assim

Caríssimo,
Você deve pedir a Deus a graça de se arrepender, com nossos sentimentos um tanto quanto bagunçados, insistimos muitas vezes em certos pecados e sentimos até certa repulsa pelo arrependimento, mas devemos ver que no íntimo do nosso coração, Deus nos convida a Santidade e viver esse constante arrependimento é trilhar por essa Via de Salvação que o Senhor preparou. Será apenas um ciclo vicioso ficarmos apenas "contemplando" o pecado, é preciso uma atitude de querer mudar, esse querer mudar inicia no se arrepender, e esse arrependimento Deus dá como Dom para aqueles que o pedem, pedir a Graça de se arrepender, já é de certa forma manifestar arrependimento, arrependimento este que se torna pleno quando se procura a Confissão e a Graça da Absolvição. É sempre uma alegria para nossa equipe poder ajudar os que nos procuram, mas é muito bom, também, que o senhor procure o Sacerdote de sua Paróquia para que "de perto" e conhecendo o seu coração, possa te orientar segundo o desejo do Coração de Nosso Senhor.
Vinícius Reis,
Paz e Bem!

View more

rezar antes e depois das refeições é algo que é obrigado fazer ou apenas o sinal da cruz e agradecer já basta? e no caso de fazer a oração tem que ser em voz alta ou na mente?

Boa noite.
O ideal é além do sinal da cruz, fazer uma oração antes e uma oração depois das refeições.
Seguem exemplos de orações:
Antes das refeições:
Abençoai, Senhor, a nós e a este alimento que vamos tomar por Vossa bondade e dignai-vos, ó Rei da eterna glória, admitir-nos à mesa celestial. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém. ( Fazer o sinal da cruz)
Depois das refeições:
Nós vos agradecemos, Deus onipotente, todos os benefícios que nos haveis dispensado, Vós que viveis e reinais para todo o sempre. Amém. (Fazer o sinal da cruz).
Você não precisa falar essas orações em voz alta, pode fazê-las mentalmente.
Em Cristo e Maria,
Gabriel

Eu não sou a mesmas pessoa que perguntou, mas caramba... que alívio. estou fazendo a crisma agora e aachei que teria que esperar quase um ano pra me confessar

A confissão é indispensável a todos os que, depois do Batismo, cometeram pecado mortal.
Devemos confessar-nos não só para obter o perdão dos pecados, mas também para crescermos em graça e santidade.
Em Cristo,
Gabriel

Salve Maria, posso participar das missas com os pés descalços ou é considerado falta de respeito?

DeyseOliveiraAlmeida’s Profile PhotoDeyse Oliveira de Almeida
Olá,
Creio que você não participaria por exemplo de uma festa, uma solenidade, de uma entrevista de emprego de pés descalços não é? E olha que estes são eventos mundanos. Então por que ir descalça na Santa Missa que é o evento mais sagrado que existe?
Paz e Bem
Gabriel

Ola meu amigo na aula perguntou se eu queria fazer grupo com ele e eu respondi não na cara dura e fui fazer com outras pessoas esse meu pecado foi grave? ele me impede de comungar ate que eu faça uma confissão?

Luis Felipe Segalla
Olá,
De acordo com o Catecismo, para um pecado ser mortal ele tem que atender a três requisitos:
Tem que ter por objeto matéria grave;
Tem de ser cometido com plena consciência ;
Tem que ser cometido com total consentimento.
Não parece que seu caso foi pecado mortal.
Não há problema em recusar o pedido de um colega em fazer parte do grupo dele. Você não tem que falar sim para tudo que te pedem. O problema está na forma como você pode ter falado. Devemos dizer a verdade mas com caridade, tratar os outros como gostaríamos de ser tratados.
Paz e Bem!
Gabriel

É necessário ficar pensando em Deus é falando com ele 24 hrs por dia na mente ou tirar algumas horas do dia para rezar e falar com ele de fato?

Não existe ocupação melhor do que elevar o pensamento a Deus! Se você quer pensar em Deus o dia inteiro, consagre à Ele tudo que você faça. Recordemos das palavras de São Paulo na Primeira Carta aos Corintios, capítulo 10 versículo 31: "Portanto quer comais quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus". Eis aqui algumas sugestões: Procure rezar o Angelus as 6h00 ( se você acordar antes desse horário) , as 12h00 e as 18H00 ; Se tiver tempo, faça uma meditação pela manhã ao acordar, um exame de consciência antes de dormir, faça orações antes e depois das refeições, reserve um momento para rezar o terço, faça comunhões espirituais ao longo do dia, ofereça tudo que você fazer para a glória de Deus, ao passar por uma igreja, entre e visite o Sacrário, vá na Missa, etc. Essas foram só sugestões, existem outras práticas de piedade. faça as que você puder. o importante é fazer bem feito.
Paz e Bem!
Gabriel

View more

Tem algo no catecismo que diz que beijar na boca no namoro é pecado? Claro que seriam beijos que não atrapalhasse a castidade etc. Desde já agradeço a resposta. Paz!

Olá! O Catecismo especificamente não trata desse assunto, mas vamos deixar o Doutor Angélico falar a respeito:
São Tomás de Aquino:
"...entre namorados é ruim todo beijo ou toque visando o prazer sexual ou venéreo, porque aos namorados não são lícitos tais prazeres. o namoro é uma relação de dois que visa o conhecimentos das partes, suas características morais e espirituais, e não tirar um proveito sensível. O namoro deve começar do espiritual, passar pelo intelectual, e daí deve vir toda afeição, tal como uma amizade, até o dia em que ambos possam já entregues em todas as esferas da harmonia interpessoal, se entregar corporalmente, formando uma completa entrega, duas carnes formando uma. [1]
Suma Teológica I - II q,18 art 2,3,4.
coloquei de forma resumida. mas se quiser se aprofundar no assunto, manda o número do seu whatsapp e te enviarei a resposta na íntegra
Paz e Bem!
Gabriel

View more

e no caso esse pecar por respeito humano é venial ou mortal? sei que não devemos ficar presos a isso, maaaas não deixa de uma dúvida.

No livro "Sonhos de São João Bosco Céu, inferno, purgatório" da editora Artpress, no sonho da parte do inferno São João Bosco viu que os laços que mais prendiam e arrastavam os jovens para o inferno eram os laços do respeito humano. Recomendo que você adquira esse livro.
Liked by: josé Carlos

Homens e mulheres independente da religião podem ser amigos?

Boa noite,
Embora isso seja difícil, é possível sim.
Não deve ser uma amizade que te leve a ofender a Deus, que te leve a pecar. Quando se tem amizade com pessoas de outras religiões, se tem a tendência de pecar por respeito humano. O que seria isso? por exemplo você é seu (ua) amigo (a) de outra religião vão comer juntos e você por respeito humano não faz uma breve oração e o sinal da cruz antes de comer. São Pedro ensinou que é preciso antes agradar a Deus do que aos homens. Não significa que você tenha que sair pregando, querendo converter seu amigo a qualquer custo. o que quero dizer é que por causa dessa amizade você não deve negar seus princípios nem ter vergonha de ser católico. espero ter ajudado.
Paz e Bem!
Gabriel
Liked by: josé Carlos

Como se reza o ofício da Imaculada Conceição?

Paz e alegria!
O Ofício é uma oração composta para ser cantada ou recitada (de uma só vez ou seguindo a Liturgia das Horas), a fim de proclamar os louvores da Mãe de Deus e defender a fé da Igreja na Imaculada Conceição da Virgem Maria. De acordo com a tradição da Igreja, os cristãos católicos rezam particularmente o Ofício todos os sábados, mas é louvável e recomendada a recitação diária da Oração. Pois, o Ofício da Imaculada Conceição é uma forma poética de proclamar a fé da Igreja na pureza e na santidade singular da Virgem Maria, Mãe de Jesus Cristo.
Liked by: josé Carlos

Next

Language: English